Cinema e Educação: um caminho metodológico.

Autores

  • Elí Henn Fabris UNISINOS

Palavras-chave:

Cinema. Educação. Análise Visual Crítica. Metodologia de Pesquisa.Textos Fílmicos.

Resumo

Este texto apresenta uma descrição analítica da experiência de uma pesquisadora em educação, que utilizou textos fílmicos em suas pesquisas. Nesse exercício, explicitam-se as condições atuais da relação entre cinema e educação e pesquisa em educação e a aproximação com duas filmografias (a hollywoodiana e a brasileira). Mostra-se a produtividade da articulação entre Estudos Culturais e os estudos foucaultianos em uma análise “visual crítica”. Comentam-se as principais pesquisas e estudos que ajudaram a tecer a trama metodológica apresentada e se descreve o making of das investigações. O processo que, didaticamente, se denomina como metodologia de pesquisa será o foco deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elí Henn Fabris, UNISINOS

Mestre e Doutora em Educação pela UFRGS e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Fabris, E. H. (2008). Cinema e Educação: um caminho metodológico. Educação & Realidade, 33(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6690

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)