E-ducando o Olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre
Palavras-chave:
Educação do olhar. Pedagogia. Pesquisa. Crítica.Resumo
O artigo defende uma pedagogia pobre como possibilidade de educação do olhar. A partir de duas observações, uma de Walter Benjamim e outra de Michel Foucault, o autor discorre sobre o caminhar, como um novo olhar, e sobre a crítica como ato de atenção, respectivamente. Trata-se a pesquisa crítica educacional não como insight e como conhecimento, mas como possibilidade de abertura para um espaço existencial, um espaço concreto de liberdade prática. É, portanto, de uma pedagogia pobre que a pesquisa educacional crítica precisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2008-05-30
Como Citar
Masschelein, J. (2008). E-ducando o Olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Educação & Realidade, 33(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6685
Edição
Seção
Artigos