O Franciscano e o Jesuíta: tradições da educação brasileira

Autores

  • Luiz Fernando Conde Sangenis Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Palavras-chave:

Franciscano, Jesuíta, Educação Colonial Brasileira, Gilberto Freyre, Fernando de Azevedo

Resumo

O franciscano e o jesuíta são tradições culturais do Ocidente nascidas na Europa e expandidas aos quatro cantos do mundo. Tratamos das circunstâncias particulares dessa presença na América e no Brasil. Aqui são concebidos ao modo de tipos ideais dialogantes, que compuseram criativa tensão no âmbito da nossa história educacional. Desejamos realçar a tradição franciscana que permanece secundarizada pelos pesquisadores e autores, mesmo em textos fundamentais para a decifração do Brasil. No esforço de compreensão do franciscano e do jesuíta, e a partir da imbricação da temática com o campo da educação colonial, lançamos mão de textos e de autores paradigmáticos de ambas as tradições, em especial, de Gilberto Freyre e de Fernando de Azevedo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Conde Sangenis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Luiz Fernando Conde Sangenis é doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professor associado da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais.

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Sangenis, L. F. C. (2018). O Franciscano e o Jesuíta: tradições da educação brasileira. Educação & Realidade, 43(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/66683

Edição

Seção

Artigos