Marcas das Diferenças nas Políticas de Inclusão Social.

Autores

  • Dinorá Zucchetti Feevale/UFRGS
  • Madalena Klein UFPel
  • Ruth Sabat UFRGS

Palavras-chave:

Inclusão social – Exclusão social. Políticas públicas. Sujeitos – Educação.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de alguns documentos que compõem as Políticas Nacionais que têm referenciado ações afirmativas. Objetiva identificar as regularidades enunciativas presentes nos discursos que determinam as marcas das diferenças dos sujeitos da educação mencionados nos documentos. Apesar de fazer referência a políticas de diferentes áreas e com amplitudes diversas, observamos que as legislações compartilham uma racionalidade que se destina a parcelas específicas das populações, principalmente àquelas que são consideradas vulneráveis aos riscos sociais de discriminação, de marginalização, de pobreza e, conseqüentemente, de exclusão social.

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Biografia do Autor

Dinorá Zucchetti, Feevale/UFRGS

Doutora em Educação pela UFRGS, professora Pesquisadora da Feevale

Madalena Klein, UFPel

Doutora em Educação pela UFRGS, Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação da UFPel

Ruth Sabat, UFRGS

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFRGS

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Zucchetti, D., Klein, M., & Sabat, R. (2008). Marcas das Diferenças nas Políticas de Inclusão Social. Educação & Realidade, 32(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6661

Edição

Seção

Artigos