A Lei nº 10.639/03 e o Epistemicídio: relações e embates

Autores

  • Elisabete Figueroa dos Santos Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), São Carlos/SP - Brasil
  • Eliane Aparecida Toledo Pinto Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru/SP - Brasil
  • Andréia Melanda Chirinéa Fundação Educacional Municipal de Ibitinga (FEMIB), Ibitinga/SP - Brasil

Palavras-chave:

Lei nº 10.639/03, História e Cultura Afro-Brasileira, Epistemicídio, Negros

Resumo

O texto visa discutir os fatores dificultadores e facilitadores para a implementação da Lei nº 10.639/03, que coloca a necessidade de se trabalhar conteúdos de História e Cultura Afro-brasileiras no ensino. Passada mais de uma década de sua promulgação, nota-se que sua aplicação é atravessada por uma série de controvérsias. Neste contexto, propõe-se pensar currículo e proposta político-pedagógica entendendo que excelência educacional é uma questão que não deve ser descolada da noção de equidade. Para que seja efetivado um ensino pluriversal deve-se antes problematizar as artimanhas do epistemicídio na efetivação ou contestação de conteúdos no processo de ensino-aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Figueroa dos Santos, Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), São Carlos/SP - Brasil

Elisabete Figueroa dos Santos é psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professora do Centro Universitário Central Paulista - UNICEP, São Carlos/SP.

Eliane Aparecida Toledo Pinto, Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru/SP - Brasil

Eliane Aparecida Toledo Pinto é licenciada em Ciências Biológicas pela UNESP/Bauru (1997) e em Pedagogia pela UNINOVE (2010), mestre em Ciências Biológicas pela UNESP/Botucatu (2000), doutora em Química pela UNESP/Araraquara (2005) e em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru (2016). É professora da Fundação Educacional Municipal de Ibitinga/SP e na Universidade do Sagrado Coração em Bauru/SP. 

Andréia Melanda Chirinéa, Fundação Educacional Municipal de Ibitinga (FEMIB), Ibitinga/SP - Brasil

Andréia Melanda Chirinéa é graduada em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração, Especialista em Gestão Escolar. Mestre e Doutora em Educação pela UNESP/Marília na área de Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira, Atualmente, é professora da rede pública municipal de Bauru (SP) e professora universitária.

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Santos, E. F. dos, Pinto, E. A. T., & Chirinéa, A. M. (2018). A Lei nº 10.639/03 e o Epistemicídio: relações e embates. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/65332

Edição

Seção

Artigos