Métodos Quantitativos na Educação Comparada e em Outros Cursos: são válidos?

Autores

  • Steven J. Klees University of Maryland (UMD), College Park/MD

Palavras-chave:

Educação Comparada. Métodos de Pesquisa. Análise de Regressão. Inferência Causal.

Resumo

A comparação é a essência da ciência e o campo da educação comparada e internacional, como muitas ciências sociais, encontra-se dominado por abordagens metodológicas quantitativas. Este artigo levanta questões fundamentais a respeito da utilidade da análise de regressão para inferências causais. Examina três obras extensas de análise de regressão aplicada referentes a políticas educacionais. O artigo conclui que o alcance ou até mesmo a proximidade das condições necessárias para que a análise de regressão produza inferências causais válidas está mais distante do que nunca, de modo que estas inferências nunca são válidas. As metodologias de pesquisa alternativas são então brevemente discutidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Steven J. Klees, University of Maryland (UMD), College Park/MD

Steven J. Klees é Professor de Educação Internacional e Comparada na University of Maryland. Cursou seu Doutorado na Stanford University e lecionou na Cornell University, Stanford University, Florida State University e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Foi Pesquisador Fullbright por duas vezes na Universidade Federal da Bahia, Brasil. O trabalho do professor Klees examina a economia política da educação e do desenvolvimento, com interesses específicos de pesquisa em globalização, neoliberalismo e educação.

Publicado

2017-06-16

Como Citar

Klees, S. J. (2017). Métodos Quantitativos na Educação Comparada e em Outros Cursos: são válidos?. Educação & Realidade, 42(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64816

Edição

Seção

Métodos de Educação Comparada