Eu Não Queria Estar Aqui: juventude, ensino médio e deslocamento

Autores

  • Elodia Honse Lebourg Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto/MG
  • Rosa Maria da Exaltação Coutrim Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto/MG

Palavras-chave:

Juventude, Ensino Médio, Escola

Resumo

O ingresso no ensino médio significa, para muitos estudantes, um momento importante para o processo de constituição de suas identidades. Este artigo é fruto de um estudo que buscou compreender como jovens de um pequeno distrito que passaram a se deslocar diariamente para a sede do município para cursar o ensino médio perceberam esse processo de transição. Para a pesquisa, foram ouvidos oito jovens, e seus depoimentos foram analisados por meio de perfis de configuração. Constatou-se que, para eles, assim como para outros na mesma situação, o ingresso no ensino médio é um momento delicado de transição que, além da mudança de escola, exige alterações em suas rotinas, interfere em suas relações com o espaço e em seus laços de sociabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elodia Honse Lebourg, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto/MG

Elodia Honse Lebourg é historiadora e mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui pós-graduação em História Moderna e em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É idealizadora e coordenadora da Rede Professores Transformadores. Atualmente é professora tutora do curso de graduação em Pedagogia (CEAD) da UFOP. E-mail: ehlebourg@yahoo.com.br

Rosa Maria da Exaltação Coutrim possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e doutorado em Ciências Humanas, Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto/MG

Elodia Honse Lebourg é historiadora e mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui pós-graduação em História Moderna e em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É idealizadora e coordenadora da Rede Professores Transformadores. Atualmente é professora tutora do curso de graduação em Pedagogia (CEAD) da UFOP. E-mail: ehlebourg@yahoo.com.br

Rosa Maria da Exaltação Coutrim possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e doutorado em Ciências Humanas, Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Lebourg, E. H., & Coutrim, R. M. da E. (2018). Eu Não Queria Estar Aqui: juventude, ensino médio e deslocamento. Educação & Realidade, 43(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64657

Edição

Seção

Artigos