Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas

Autores

  • Amilcar Araujo Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ
  • Marta Araújo Universidade de Coimbra, Coimbra

Palavras-chave:

Racismo e Eurocentrismo. Ensino da História. Políticas Públicas. Brasil. Portugal.

Resumo

Este artigo propõe um diálogo entre os debates políticos e acadêmicos sobre raça, identidade e história nos contextos brasileiro e português. Para tal, examina a relação entre o mito da democracia racial (como ficou conhecido no Brasil) e a ideia de uma vocação nacional para a interculturalidade em Portugal e o debate contemporâneo sobre racismo e eurocentrismo, assim como a sua evasão, focando na educação – tomada como palco de importantes lutas políticas. Abordando momentos cruciais destes debates, o artigo procura aprofundar a discussão sobre raça e poder no ensino da História e contestar a despolitização das narrativas contemporâneas que continuam a escudar-se nas especificidades históricas de cada um dos contextos nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amilcar Araujo Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Amilcar Araujo Pereira é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), fez pós-doutorado em História e Educação na Columbia University, em Nova Iorque, nos EUA, com bolsa do convênio Capes-Fulbright (2015-16), e é professor da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Marta Araújo, Universidade de Coimbra, Coimbra

Marta Araújo é doutora em Sociologia da Educação pela Universidade de Londres, sendo atualmente Investigadora Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – onde investiga sobre racismo, eurocentrismo, educação e políticas públicas e leciona em vários programas de doutoramento. É também docente convidada na Black Europe Summer School (Internacional Institute for Research and Education, Amsterdam).

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Pereira, A. A., & Araújo, M. (2016). Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas. Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61127

Edição

Seção

Educação e Relações Étnico-Raciais