Por quê, Escola, Por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar

Autores

  • Maria de Lurdes Dias Carvalho Universidade do Minho, Braga
  • Judite Zamith Cruz Universidade do Minho, Braga

Palavras-chave:

Educação Especial. Sobredotação. Insucesso Escolar. Currículo. Diferenciação Curricular.

Resumo

Neste estudo de caso, de caráter descritivo-interpretativo, pretende-se identificar fatores de desenvolvimento e (in)sucesso escolar de jovens com características de sobredotação, na escolaridade obrigatória (12 a 16 anos). As narrativas apresentadas pelos investigadores revelam as relações entre características individuais e orientações escolares nem sempre aceites. A análise clarifica o tédio, frustração e fracasso que enfrentam estes alunos no cotidiano, tomada de decisão de alheamento, confronto ou ‘crise de identidade’ para a homogeneização e cumprimento de tarefas rotineiras que a escola oferece. Revelam ainda o relevo dos papéis do professor na diferenciação curricular e, em certos casos, no sucesso escolar dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lurdes Dias Carvalho, Universidade do Minho, Braga

Maria de Lurdes Dias Carvalho é docente do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa. Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança.

Judite Zamith Cruz, Universidade do Minho, Braga

Judite Zamith Cruz é docente do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial. Investigadora do Centro de Investigação em Educação.

Publicado

2017-06-16

Como Citar

Carvalho, M. de L. D., & Cruz, J. Z. (2017). Por quê, Escola, Por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar. Educação & Realidade, 42(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60798

Edição

Seção

Artigos