O Tempo no Mundo Contemporâneo: o tempo escolar e a justiça curricular

Autores

  • Branca Jurema Ponce Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo/SP

Palavras-chave:

Currículo. Tempo. Políticas Educacionais. Tempo Escolar.

Resumo

A educação escolar constitui um espaço de disputa de poder, que se expressa mais enfaticamente pela luta por definir os currículos, os quais se encontram contaminados pelo ritmo da economia global e pela busca de resultados em rankings nacionais e internacionais. Como uma das consequências, a escola está às voltas com um cotidiano veloz e imediatista, que privilegia um tempo esvaziado de reflexão. Nesse contexto, aprofundou-se significativamente um problema já existente, o do tempo educativo escolar, objeto deste artigo que propõe o currículo como um instrumento social de responsabilidade coletiva, que visa à justiça social. Busca-se caracterizar o tempo de construção da formação como um dos aspectos importantes do currículo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Branca Jurema Ponce, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo/SP

Branca Jurema Ponce é graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975). Fez Mestrado (1989) e Doutorado (1997) em Educação (Currículo) pela mesma Universidade, onde é, desde 2004, professora Titular. Foi vice-reitora na gestão 2000-2004. É, atualmente, da coordenação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo e docente-pesquisadora no mesmo Programa na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares.

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Ponce, B. J. (2016). O Tempo no Mundo Contemporâneo: o tempo escolar e a justiça curricular. Educação & Realidade, 41(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60533

Edição

Seção

Tempo de Escola