Desconstruindo Discursos de Diferença na Escola

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína/TO

Palavras-chave:

Discurso. Representação. Artes Visuais Ocidentais. Homem Negro. Educação.

Resumo

Este artigo busca compreender algumas representações artísticas de homens negros nas artes ocidentais (do século XV ao XIX). A análise aqui se volta para a área da educação, pretendendo-se compreender como o discurso da diferença é construído, também, através da arte. Os exemplos de obras artísticas neste escrito são de: Dürer (1471-1528), Rubens (1577-1640), Debret (1768-1848) e Rugendas (1802-1858). Todos esses são artistas importantes dentro da história da arte ocidental. Pretende-se, através das referidas obras analisadas, um entendimento das imagens do homem negro representado em estilo de retrato. Esses trabalhos de arte são Cabeça de um Negro, de Albrecht Dürer; Cabeça de um Homem negro, de Peter Paul Rubens; Diferentes Nações Negras, Jean-Baptiste Debret; e Moçambique, de Johann Moritz Rugendas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína/TO

Walace Rodrigues é doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e Licenciado em Pedagogia pela FIC-SP. Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Rodrigues, W. (2017). Desconstruindo Discursos de Diferença na Escola. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/57231

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)