Escola Vista de Fora: o que dizem as famílias?

Autores

  • Luana Costa Almeida Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), Pouso Alegre/MG
  • Luana Ferrarotto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Bragança Paulista/SP
  • Maria Marcia Sigrist Malavasi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP

Palavras-chave:

Família. Escola. Qualidade Educacional. Relação Escola-Família.

Resumo

O artigo objetiva analisar a visão expressa nas falas das famílias, sobre a escola de seus filhos. Analisam-se as respostas abertas de questionários respondidos em quatro escolas municipais de Campinas-SP, eleitas pelo critério de contraste: maior e menor nível socioeconômico. Na análise foram considerados os temas Qualidade do Ensino; Relacionamento escola-comunidade; Organização escolar; Razões da apreciação da escola; Atividades extraturno; Segurança. Percebe-se uma visão diferencial da escola relacionada à classe social e que ouvir as famílias permite conhecer o lugar ocupado pela escola em suas vidas, elucidando aspectos nem sempre claros aos profissionais que, se considerados, podem contribuir com a trajetória escolar dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Costa Almeida, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), Pouso Alegre/MG

Luana Costa Almeida é doutora em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com período de estágio na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Possui graduação em Pedagogia (2004); mestrado em Educação (2008) ambos pela UNICAMP e pós-doutorado (2015) pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cebrap). Atualmente é professora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS) e pesquisadora colaboradora no Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED).

Luana Ferrarotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Bragança Paulista/SP

Luana Ferrarotto é doutoranda em Educação, vinculada ao Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Pedagogia (2005) e Mestrado em Educação (2011) ambos pela UNICAMP. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Bragança Paulista.

Maria Marcia Sigrist Malavasi, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP

Maria Marcia Sigrist Malavasi é doutora em Educação (2000) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em História pela UNICAMP (1979), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1990), mestrado em Educação pela UNICAMP (1995) e pós-doutorado pela Universidade do Porto (2016). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora no Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED).

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Almeida, L. C., Ferrarotto, L., & Malavasi, M. M. S. (2017). Escola Vista de Fora: o que dizem as famílias?. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/56159

Edição

Seção

Artigos