Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática

Autores

  • Lisete Bampi UFRGS

Palavras-chave:

discurso, Educação Matemática, poder-saber, verdade, pós-estruturalismo.

Resumo

A Partir da perspectiva pós-estruturalista, com forte atenção para a produção de Michel Foucault, analiso e descrevo o discurso da Educação Matemática. Partindo da regularidade com que esse discurso vem sendo enunciado pelo discurso educacional contemporâneo, faço uma análise de textos que aparecem em revistas e anais de encontros científicos, em livros , em publicações didáticas; ou seja, em trabalhos que advogam para si a denominação d e Educação Matemática. A análise de textos é trabalhada com as ferramentas foucaultianas de mecanismos e estratégias de poder-saber, as quais apontam para efeitos específicos de verdade e de poder do discurso da Educação Matemática: uma vontade de totalização e a produção de uma pedagogia cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisete Bampi, UFRGS

É licenciada em Matemática, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, e professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação.

Arquivos adicionais

Publicado

2015-05-21

Como Citar

Bampi, L. (2015). Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática. Educação & Realidade, 24(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55810

Edição

Seção

Artigos