Exclusão Social e Educação: um novo paradigma?

Autores

  • Avelino da Rosa Oliveira UFRGS

Palavras-chave:

exclusão, desvio, paradigma, educação.

Resumo

O artigo apresenta duas abordagens contemporâneas sobre a exclusão: I) o modelo in/out, proposto por Alain Touraine como novo paradigma de análise da sociedade; 2) o conceito outsiders, formulado por Howard S. Becker para a compreensão da trajetória e perspectiva dos grupos de comportamento desviante. Como resultado, alerta para a necessidade de uma melhor definição conceptual do problema e aponta suas implicações como categoria de análise e intervenção na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Avelino da Rosa Oliveira, UFRGS

é professor da Faculdade de Educação da UFPel.
Mestre em Filosofia. Doutorando em Educação na UFRGS.

Arquivos adicionais

Publicado

2015-05-06

Como Citar

Oliveira, A. da R. (2015). Exclusão Social e Educação: um novo paradigma?. Educação & Realidade, 24(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55376

Edição

Seção

Das Diferenças