Representações da Infância nos Discursos Pedagógicos: mutações e temporalidades

Autores

  • Crislei de Oliveira Custódio Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Palavras-chave:

Infância. Representação. Discurso Pedagógico. Regimes de Historicidade.

Resumo

Este estudo analisa as representações da infância nos discursos pedagógicos com o objetivo de detectar mutações que ocorreram na imagem da criança-aluno na modernidade. Tem-se como principal hipótese que as diferentes imagens da infância forjadas no âmbito da Pedagogia estão intrinsecamente ligadas às transformações no relacionamento das sociedades modernas com a temporalidade.

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Biografia do Autor

Crislei de Oliveira Custódio, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Crislei de Oliveira Custódio é doutoranda em Educação, mestre e licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É bolsista CAPES e membro integrante do Grupo de Estudos sobre Educação e o Pensamento Contemporâneo, ligado ao departamento de Filosofia e Ciências da Educação da FE-USP.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Custódio, C. de O. (2016). Representações da Infância nos Discursos Pedagógicos: mutações e temporalidades. Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/54662

Edição

Seção

Artigos