Questionando a Neutralidade das Estratégias de Aprendizagem: uso dos saberes prévios por professores e alunos

Autores

  • Cecilie Ronning Haugen Norwegian University of Science and Technology

Palavras-chave:

Saberes Prévios. Equidade. Treinabilidade. Estratégias de Aprendizagem. Basil Bernstein.

Resumo

Este artigo investiga as práticas educacionais, voltadas à treinabilidade equitativa, ao examinar um projeto norte-americano sobre estratégias de aprendizagem que também está sendo usado em escolas norueguesas. Uma característica especial do projeto é seu foco sobre os saberes prévios dos alunos. A autora examina como os saberes prévios são interpretados e utilizados em contextos específicos de sala de aula. A variação nas interpretações, tanto de professores como de alunos, demonstra que pode ser difícil canalizar o conhecimento e a pedagogia na escola em sentidos específicos ao usar o projeto de estratégia de aprendizagem em questão. Além disso, a origem social do estudante pode influenciar a ativação e o uso estratégico de saberes prévios legítimos. A autora defende que a pesquisa sobre estratégias de aprendizagem pode ser desenvolvida aproveitando perspectivas da sociologia da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilie Ronning Haugen, Norwegian University of Science and Technology

É professora Associada (PhD) do Programa de Educação de Professores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, Trondheim, Noruega.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Haugen, C. R. (2015). Questionando a Neutralidade das Estratégias de Aprendizagem: uso dos saberes prévios por professores e alunos. Educação & Realidade, 40(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/53368

Edição

Seção

Didática na Educação Básica