O Público Infantil nos Museus

Autores

  • Cristina Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro/RJ
  • Thamiris Lopes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro/RJ

Palavras-chave:

Educação. Infância. Museus.

Resumo

Este texto apresenta reflexões acerca das relações entre cultura, educação e infância, a partir de estudos que se debruçaram sobre a temática da infância e dos museus, e do acompanhamento das visitas realizadas pelo público infantil ao Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, localizado na cidade do Rio de Janeiro. A investigação teve como objetivo contribuir para o diálogo entre os campos da Educação e da Museologia com vistas à garantia do direito de acesso e ao atendimento de qualidade das crianças pequenas a esses espaços. Com os resultados da pesquisa, foi aferido que os museus possuem um enorme potencial no desenvolvimento de momentos lúdicos de aprendizagem para o público infantil, desde que se diminua a lacuna nos estudos teóricos que elucidam as especificidades da infância nesses espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro/RJ

Cristina Carvalho é doutora em Educação (PUC-Rio), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia e do Curso de Especialização em Educação Infantil (PUC-Rio). Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI).

Thamiris Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro/RJ

Thamiris Lopes é doutoranda em Educação (PUC-Rio), Mestre em Museologia e Patrimônio (UNIRIO), graduada em Pedagogia (UERJ). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI/PUC-Rio). Pesquisa as áreas de infância, museus e educação formal e não formal.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Carvalho, C., & Lopes, T. (2016). O Público Infantil nos Museus. Educação & Realidade, 41(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/52329

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.