Formar-se com Arte entre Museu e Pré-escola

Autores

  • Franca Zuccoli Universitá Degli Studi Milano Bicocca, Milão

Palavras-chave:

Formação. Crianças Pequenas. Pré-escola. Práticas Pedagógicas. Museu.

Resumo

O percurso que uma educação à arte permite desenvolver, dentro da Pré-escola e dentro do museu, com crianças de 3 a 6 anos, é uma forma diferente de se posicionar em relação às potencialidades das crianças e dos/as professores/as. Neste artigo deseja-se apresentar a importância da formação de professores/as realizada nos museus, onde o contato com as obras presentes é elemento de desenvolvimento da profissionalidade. A concepção da criação artística se caracteriza, de fato, por implicar escolhas, reflexões, tentativas, mudanças, atingindo uma produção visível e compartilhada. Estas mesmas ações podem ser realizadas, após a experiência no museu, se o próprio museu se oferece como estímulo para novas hipóteses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franca Zuccoli, Universitá Degli Studi Milano Bicocca, Milão

Franca Zuccoli é professora da Universitá Degli Studi Milano Bicocca, do Departamento Scienze Umane per La Formazione “Ricardo Massa”, em Milão, na Itália. É professora pesquisadora de Arte-educação e de Educação Geral. Supervisora da Educação de departamentos de ensino de museus de arte contemporânea. Temas: formação docente em arte, pré-escola, arte, museu.

Publicado

2015-09-10

Como Citar

Zuccoli, F. (2015). Formar-se com Arte entre Museu e Pré-escola. Educação & Realidade, 40(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/51713

Edição

Seção

Educação Infantil