o Fio e a Trama: as crianças nas malhas do poder
Palavras-chave:
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Subjetividades infantis. Michel Foucault. Qualidade. Cidadania. Racionalidade.Resumo
O objeto do presente
trabalho é o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Utilizando o
arsenal analítico legado por Michel Foucault, o texto considera a proposição de um
referencial curricular como uma prática disciplinar de normalização e de controle social
e analisa como as estratégias de poder/saber se articulam para a produção de
subjetividades infantis. A delimitação do âmbito de estudo leva ao exame de três temas:
as questões da qualidade, da cidadania e do desenvolvimento da racionalidade. Ao
destacar a relação entre currículo e o que Foucault denominou disciplina, identifica-se
a necessidade de tomar problemáticos os raciocínios que constituíram tais conceitos -
qualidade, cidadania e racionalidade - presentes nos discursos do RCNlInfantil.