Educação Infantil na Escola Hospitalar: a construção dos saberes escolares

Autores

  • Vanessa Alvim Kling Ferraz de Carvalho Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP
  • Antonio Sergio Petrilli Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP
  • Amalia Neide Covic Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP

Palavras-chave:

Atendimento Escolar Hospitalar. Educação Infantil. Oncologia Pediátrica. Análise do Discurso. Saberes Escolares.

Resumo

Este artigo descreve, no âmbito do atendimento escolar hospitalar, a partir de uma pesquisa-ação realizada nesse espaço, o processo de construção da relação com o saber escolar por crianças de quatro e cinco anos, pacientes do IOP/GRAACC/UNIFESP. Trata-se de uma reflexão crítica sobre o atendimento escolar oferecido pela Escola Móvel/Aluno Específico à faixa etária correspondente à Educação Infantil pelo eixo de análise do letramento, da teoria da enunciação de Bakhtin e dos pressupostos sobre relação com o saber e figuras do aprender de Charlot. Para tanto, foram analisadas gravações com falas de 14 professores sobre 23 alunos, colhidas entre maio e dezembro de 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Alvim Kling Ferraz de Carvalho, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP

Vanessa Alvim Kling Ferraz de Carvalho é formada em Letras e Pedagogia pela Universidade de São Paulo, com mestrado concluído no programa de Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo. É professora no primeiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP/campus Guarulhos.

Antonio Sergio Petrilli, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP

Antonio Sergio Petrilli é professor associado da Disciplina de Especialidades Pediátricas do Departamento de Pediatria da UNIFESP-EPM, chefe do Setor de Oncologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina, diretor geral do Instituto de Oncologia Pediátrica GRAACC/UNIFESP e membro da SIOP - International Society of Paediatric Oncology, da American Society of Clinical Oncology ASCO e do Children´s Oncology Group (International Associate Member).

Amalia Neide Covic, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP

Amalia Neide Covic é atualmente coordenadora e formadora de Professores para atuação em Atendimento Escolar Hospitalar no Instituto de Oncologia Pediátrica - Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer - Universidade Federal de São Paulo. Também é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP/campus Guarulhos.

Publicado

2015-09-10

Como Citar

Carvalho, V. A. K. F. de, Petrilli, A. S., & Covic, A. N. (2015). Educação Infantil na Escola Hospitalar: a construção dos saberes escolares. Educação & Realidade, 40(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46879

Edição

Seção

Artigos