Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano

Autores

  • José Carlos Libaneo Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Palavras-chave:

Formação de Professores. Didática Desenvolvimental. Conhecimento Disciplinar. Conhecimento Pedagógico. Ensino e Desenvolvimento Humano

Resumo

O artigo discute o problema da dissociação e do paralelismo entre dois tipos de conhecimento na formação profissional de professores, o disciplinar e o pedagógico. São apresentadas posições teóricas sobre esta questão para, em seguida, dar destaque à teoria do ensino para o desenvolvimento humano de Davydov como alternativa ao enfrentamento do problema. Por fim, argumenta sobre o potencial dessa teoria para a compreensão da necessária conexão entre didática, didáticas específicas e metodologias de ensino de modo a assegurar, no currí culo, a interpenetração entre o conhecimento disciplinar e o conhecimento pedagógico.

 

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Biografia do Autor

José Carlos Libaneo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

É doutor em Filosofia e História da Educação pela PUC
São Paulo. Professor Titular aposentado da UFG. Professor Titular da PUC Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisa e escreve sobre temas de teoria da educação, didática, organização escolar, políticas para a escola e ministra conferências em congressos e encontros realizados no país e no exterior.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Libaneo, J. C. (2015). Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educação & Realidade, 40(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46132

Edição

Seção

Didática na Educação Básica