O Papel da Mediação na Construção de Conceitos Históricos

Autores

  • Lana Mara de Castro Siman Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Araci Rodrigues Coelho Escola Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG

Palavras-chave:

Didática da História. Construção de Conceitos Históricos. Interações Discursivas

Resumo

O artigo apresenta a análise das interações discursivas ocorridas no plano coletivo de uma aula de História, realizada numa turma de 1o ano do Segundo Ciclo, no contexto de uma pesquisa-ação, que visou à construção do conceito de migração pelos alunos. Tomou-se como suposto teórico que a construção e apropriação de conhecimentos históricos pelos alunos não se processam diretamente entre o sujeito e o objeto a ser conhecido. Entre esses existe o papel mediador dos conceitos históricos e da ação mediada do professor e dos meios mediacionais, ou seja, da linguagem, de signos e ferramentas, na sua construção pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lana Mara de Castro Siman, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais

É licenciada em Pedagogia e mestre em Educação
pela UFMG. Doutora em Didática da História pela Université Laval, Canadá, docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação UEMG. Atua e investiga nas áreas de aprendizagem e práticas escolares, em educação museal e Memória e Ensino de História. É pesquisadora CNPq Pq2 vinculada ao LABEPEH (UFMG) e líder do Grupo de Pesquisa Polis e Mnemosine: educação, memória e culturas (FaE/UEMG).

Araci Rodrigues Coelho, Escola Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG

É professora da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG – Escola Fundamental do Centro Pedagógico. Historiadora formada pela PUC-MG; Especialista em Teoria e Método em História Moderna e do Brasil - FaFI-BH; Mestre e doutora em Educação FaE/UFMG. Professora Pesquisadora do LABEPEH-UFMG – Laboratório de estudos e pesquisas em Ensino de História – FaE-CP-UFMG.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Castro Siman, L. M. de, & Coelho, A. R. (2015). O Papel da Mediação na Construção de Conceitos Históricos. Educação & Realidade, 40(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46116

Edição

Seção

Didática na Educação Básica