Transtornos Globais do Desenvolvimento e Escolarização: o conhecimento em perspectiva

Autores

  • Carla K. Vasques é psicóloga, com formação em psicanálise. Doutora em Educação/UFRGS. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura, NUPPEC/UFRGS. Desenvolve pesquisas sobre sujeitos da educação especial e processos de escolarização.
  • Claudio Roberto Baptista Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

Palavras-chave:

Educação Especial. Escolarização. Transtornos Globais do Desenvolvimento. Estado do Conhecimento.

Resumo

O presente artigo aborda a escolarização
de sujeitos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) a partir de 107 teses e dissertações produzidas no período entre 2000-2012, das diretrizes
inclusivas e da hermenêutica-filosófica. Considerando os temas abordados, as questões recorrentes, as lacunas e as epistemologias, são analisadas as concepções de TGD, de escola e escolarização. Como resultados: o
incremento dos estudos; a proliferação dos sentidos sobre estes alunos e as possibilidades escolares; a atualização de antigos impasses perante o novo,
o diferente. Se, no âmbito dos princípios, são reconhecidas a igualdade e as diferenças, no âmbito das pesquisas ainda persiste a noção do diferente
como desigual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla K. Vasques, é psicóloga, com formação em psicanálise. Doutora em Educação/UFRGS. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura, NUPPEC/UFRGS. Desenvolve pesquisas sobre sujeitos da educação especial e processos de escolarização.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

Claudio Roberto Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

é doutor em Educação pela Università di Bologna.
Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Coordena o NEPIE-Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar da UFRGS. Desenvolve pesquisas
sobre os processos de inclusão escolar e sobre a educação especial.

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Vasques, C. K., & Baptista, C. R. (2014). Transtornos Globais do Desenvolvimento e Escolarização: o conhecimento em perspectiva. Educação & Realidade, 39(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45872

Edição

Seção

Educação Especial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)