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Atos de ler a educação especial na educação infantil: reordenações políticas e os serviços educacionais especializados

Acts of reading early childhood special education: political realignment and specialized educational services

Resumos

O presente artigo objetiva produzir uma leitura sobre a oferta dos serviços de Educação Especial na Educação Infantil e seus modos de organização no contexto da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (RME/SM). Como questões norteadoras, indagamos de que forma as reordenações políticas no campo educacional incidem sobre a oferta da Educação Especial na Educação Infantil? Como a leitura de um contexto específico, no caso a RME/SM, sinaliza tais mudanças na oferta da Educação Especial na Educação Infantil? Para fins de análise, foram utilizadas informações do Censo da Educação Básica. Como possíveis leituras, destacamos a necessidade de ampliação das matrículas dos alunos da Educação Especial na Educação Infantil e a oferta dos serviços especializados a essas crianças; um olhar atento para os processos de identificação e diagnóstico e para as ações de preenchimento do Censo Escolar.

Educação Infantil; Educação Especial; Inclusão Escolar; Censo da Educação Básica


This article aims to produce a reading about the offer of Special Education in Early Childhood Education and its modes of organization in the context of the Municipal School Network of Santa Maria (RME/SM). As the guiding questions, we asked how does political realignment in the educational field focus on the provision of Special Education in Early Childhood Education? How does the reading of a specific context, as RME/SM, indicate such changes in the provisions of Special Education in Early Childhood Education? For analysis purposes, information from the Basic Education Census was used. As possible readings, we highlight the need to increase the enrollment of Special Education students in Early Childhood Education and the provision of specialized services to these children, as well as to have a closer look at the processes of identification and diagnosis and at the filling the School Census.

Early Childhood Education; Special Education; School Inclusion; Basic Education Census


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2014

Histórico

  • Recebido
    12 Mar 2014
  • Aceito
    10 Maio 2014
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