Salários Docentes, Financiamento e Qualidade da Educação no Brasil.

Autores

  • Andreza Barbosa Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba/SP – Brasil

Palavras-chave:

Salários Docentes. Financiamento da Educação. Qualidade da Educação Básica.

Resumo

Ao se discutir qualidade da educação, frequentemente surgem
questões relacionadas ao trabalho e aos salários dos professores, trazendo
à tona a temática do financiamento da educação. Com o objetivo de discutir
a relação entre salários docentes, financiamento e qualidade da educação
básica no Brasil, este artigo traz resultados de uma pesquisa bibliográfica
documental que teve como corpus de análise pesquisas da área da educação
e economia e documentos relacionados à remuneração docente produzidos
por organismos internacionais, como o Banco Mundial e a UNESCO.
Observou-se que a remuneração dos professores é um elemento importante
na melhoria da qualidade da educação e está diretamente relacionada aos
recursos financeiros destinados a ela.

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Biografia do Autor

Andreza Barbosa, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba/SP – Brasil

é doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual
Paulista (UNESP), Campus de Araraquara, mestre em Educação pela
Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Pedagogia pela Universidade
Estadual Paulista (UNESP), Campus de Rio Claro. Atualmente é docente
do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista
de Piracicaba (UNIMEP), integrando o Núcleo de Estudos e Pesquisas
Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais.

Publicado

2014-04-11

Como Citar

Barbosa, A. (2014). Salários Docentes, Financiamento e Qualidade da Educação no Brasil. Educação & Realidade, 39(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41603

Edição

Seção

Qualidade na Educação Básica