Infância Vulnerável e Sucesso na Leitura e Escrita: histórias possíveis

Autores

  • Maria Isabel Donnabella Magrin Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil
  • Sérgio Antonio da Silva Leite Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil

Palavras-chave:

Leitura. Escrita. Infância Vulnerável. Mediação. Afetividade.

Resumo

O artigo foi construído a partir de pesquisa com quatro sujeitos adultos, leitores e produtores de texto, que tiveram uma infância vulnerável. O objetivo foi descrever e analisar as condições que lhes possibilitaram obterem sucesso em seu processo de alfabetização e se envolverem com práticas sociais de leitura e escrita. As verbalizações foram organizadas em núcleos temáticos, a partir dos quais se reconstruíram as histórias de cada um. Observou-se que todos relataram histórias muito significativas na área da leitura durante a infância. No artigo, as análises são representadas pela história de um dos quatro sujeitos e os dados são analisados a partir da
abordagem histórico-cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Donnabella Magrin, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil

é pedagoga com especialização em psicopedagogia.
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora atuante no ensino público há oito anos. Membro do grupo de pesquisa ALLE - Alfabetização, Leitura e Escrita, onde tem pesquisado sobre Alfabetização, Letramento e Afetividade nas práticas pedagógicas.

Sérgio Antonio da Silva Leite, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil

é psicólogo. Doutor em Psicologia pela USP.
Professor Titular da Faculdade de Educação da Unicamp. Membro do grupo
de pesquisa ALLE. Autor de Alfabetização e Letramento (Summus Editora,
2011) e organizador de Afetividade e Práticas Pedagógicas (Caso do Psicólogo,
2006) e Afetividade e Letramento na Educação de Jovens e Adultos
(Cortez Editora, 2013.)

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Magrin, M. I. D., & Leite, S. A. da S. (2014). Infância Vulnerável e Sucesso na Leitura e Escrita: histórias possíveis. Educação & Realidade, 39(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/38696

Edição

Seção

Artigos