Representações do Feio na Literatura Infantil Contemporânea

Autores

  • Edgar Roberto Kirchof Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Iara Tatiana Bonin Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Palavras-chave:

Literatura Infantil. Diferenças. Estética. Feiura.

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão sobre a representação do feio em livros infantis alinhados com concepções multiculturalistas sobre a diferença. Para tanto, são analisados oito livros brasileiros escritos entre
2008 e 2010. Tomando como fundamento teórico o vasto campo dos Estudos Culturais, o texto prioriza a apresentação da teoria estética de Tomás de Aquino como exemplo de sistema teórico-conceitual que, embora situado historicamente, continua atuando sobre a produção de identidades e subjetividades até os dias de hoje. Uma das principais conclusões é que o multiculturalismo está atuando fortemente sobre a forma como são representadas
as diferenças em livros infantis contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Roberto Kirchof, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

É graduado em Letras (Português/Alemão) pela
UNISINOS e em Teologia pela Escola Superior de Teologia. Mestre em Ciências
da Comunicação pela UNISINOS e doutor em Linguística e Letras pela
PUC/RS, com Pós-Doutorado Universidade de Kassel, Alemanha. É professor
adjunto da Universidade Luterana do Brasil no (PPGEDU) e docente no
Curso de Letras.

Iara Tatiana Bonin, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília e doutora
em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil no (PPGEDU) e docente no Curso de Pedagogia. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e, em especial, à temática indígena

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Kirchof, E. R., & Bonin, I. T. (2013). Representações do Feio na Literatura Infantil Contemporânea. Educação & Realidade, 38(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/38157

Edição

Seção

Literatura Infantil e Diferenças

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)