O Currículo da Classe Hospitalar Pioneira no Rio Grande do Sul

Autores

  • Leodi Conceição Meireles Ortiz Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS – Brasil
  • Soraia Napoleão Freitas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS – Brasil

Palavras-chave:

Classe Hospitalar. Currículo. Educação.

Resumo

Este artigo é parte da tese de doutorado que teve como objetivo geral
conhecer o currículo da Classe Hospitalar pioneira no Rio Grande do Sul.
Para tal intento, a pesquisa trilhou os caminhos metodológicos da abordagem
qualitativa, tendo como lanterna sinalizadora a corrente de pensamento
fenomenológica. As feituras educacionais desta classe, nomeada como
Programa de Apoio Pedagógico (PAP), anunciaram o empoderamento de
descendência curricular crítica, contudo, há uma abertura consentida aos
pressupostos advogados pela abordagem pós-crítica. A Classe Hospitalar
disponibiliza, em seu território de ensino, a aprendizagem de conhecimentos,
valores e vivências, professando a tessitura de um currículo impregnado
de vida. Portanto, ao longo do projeto educacional da classe pioneira –
pautado em contingência emancipatória –, vê-se a observância do respeito
à dignidade, aos valores sociais, à produção cognitiva e ao estado clínico-
-emocional de cada paciente. O aluno como sujeito político, solidário, conhecedor,
inventivo, cidadão e livre, eis a entidade sonhada e tencionada
pela prática curricular desta Classe Hospitalar pesquisada.

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Biografia do Autor

Leodi Conceição Meireles Ortiz, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS – Brasil

é pedagoga, especialista em Pesquisa, mestre
em Educação, doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa
Maria e coordenadora do Setor Educacional do Hospital Universitário de
Santa Maria, na Universidade Federal de Santa Maria.

Soraia Napoleão Freitas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS – Brasil

é educadora especial, especialista em Psicomotricidade,
mestre em Educação Brasileira, doutora em Educação, pós-doutora
em Educação e professora associada do Departamento de Educação Especial
do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2014-04-11

Como Citar

Ortiz, L. C. M., & Freitas, S. N. (2014). O Currículo da Classe Hospitalar Pioneira no Rio Grande do Sul. Educação & Realidade, 39(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/34369

Edição

Seção

Artigos