Pedagogias do Presente

Autores

  • Viviane Castro Camozzato Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Bagé/RS – Brasil

Palavras-chave:

Pedagogias do Presente. Transformações Culturais. Estudos Culturais.

Resumo

O objetivo é problematizar as transformações
no estado da cultura e, principalmente, suas repercussões no conceito
de pedagogia. Procura-se discutir o quanto essas transformações têm
sido elementos importantes nas flexões da pedagogia, fazendo com que seja
pluralizada em sua denominação e em seus espaços de atuação. Parte-se
da hipótese de que a pedagogia procura responder às exigências que cada
tempo coloca para a produção de tipos de sujeitos que lhe correspondam,
levando adiante o mundo em que vivem. O argumento é sobre o que é denominado
de pedagogias do presente: ou seja, pedagogias que se organizam
e funcionam num processo de atualização e reconfiguração constantes. As
pedagogias parecem atuar para forjar os sujeitos do presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Castro Camozzato, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Bagé/RS – Brasil

é licenciada em Pedagogia, mestre e doutora em
Educação pela UFRGS. Professora do curso de Pedagogia da Universidade
Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) – Unidade Bagé. Coordenadora do
Grupo de Pesquisa Educação, Culturas e Pedagogias Contemporâneas e
pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade
(NECCSO).

Publicado

2014-04-11

Como Citar

Camozzato, V. C. (2014). Pedagogias do Presente. Educação & Realidade, 39(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/34268

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)