O Presídio Feminino como Espaço de Aprendizagens

Autores

  • Timothy D. Ireland Universidade Federal da Paraíba
  • Helen Halinne Rodrigues de Lucena Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Educação em Prisões. Biograficidade. Aprendizagem e Educação ao Longo da Vida. Mulheres Encarceradas.

Resumo

Baseado em um estudo realizado em 2008, no presídio feminino de João Pessoa (PB), com o objetivo de compreender a relação entre as aprendizagens ao longo da vida de mulheres encarceradas e as motivações/circunstâncias de vida que as levaram a cometer prática (s) delituosa (s), o texto busca analisar o conteúdo das suas narrativas. Para isso, adotou como eixos específicos de análise as categorias família, trabalho, escola e prisão. Ao destacar a última– prisão –, pretende-se dar visibilidade ao contexto prisional como lócus de múltiplas contradições e como espaço onde se constroem biografias de aprendizagens, sejam elas voltadas ou não para a emancipação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Timothy D. Ireland, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade de Manchester, Inglaterra, é professor associado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desde 1979. Atualmente coordena a Cátedra da UNESCO de Educação de Jovens e Adultos. País: Brasil – Paraíba/ João Pessoa.

Helen Halinne Rodrigues de Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Foi coordenadora pedagógica nos presídios da capital paraibana. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB e realiza estágio de investigação no Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho (Portugal), com bolsa da CAPES. País: Brasil – Paraíba/ João Pessoa.

Publicado

2013-03-18

Como Citar

D. Ireland, T., & Rodrigues de Lucena, H. H. (2013). O Presídio Feminino como Espaço de Aprendizagens. Educação & Realidade, 38(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/30706

Edição

Seção

Educação em Prisões