Narrativa

Autores

  • Richard Kearney Boston College

Palavras-chave:

Narrativa. História. Ficção. Poética. Fenomenologia.

Resumo

As histórias, como vias de compreensão da condição humana, têm preocupado a Filosofia desde Aristóteles. O artigo, baseado em uma visão afirmativa da narratividade (Ricoeur, Rorty e MacIntyre), elabora a ideia de que a resistência à narratividade em nome de modelos redutores de cientificismo deverá ceder à compreensão de que a verdade histórica tanto é propriedade do chamado conhecimento objetivo, como do conhecimento narrativo. Num diálogo crítico entre a poética aristotélica e leituras hermenêuticas contemporâneas, discute as relações entre verdade narrativa e memória; ficção e história; catarse e testemunho; identidade narrativa e responsabilidade moral. Considerando as possibilidades de narrativa interativa e não-linear da era digital, a narrativa é considerada um convite à responsividade ética e poética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richard Kearney, Boston College

irlandês, é professor catedrático de Filosofia no Boston College, EUA, autor de mais de 20 livros, e organizador de outros 14. Tem como principais interesses de pesquisa a filosofia da imaginação narrativa, a hermenêutica e a fenomenologia. Entre suas referências principais está a obra de Paul Ricoeur, de quem foi orientando de doutorado na Universidade de Paris X. Como intelectual público em seu país, participou da elaboração dos acordos de paz na Irlanda do Norte. Foi membro do Conselho Nacional de Artes na Irlanda, diretor da Escola de Cinema da Irlanda (Dublin) e dirige o projeto internacional Acolhendo o Estrangeiro: entre a hostilidade e a hospitalidade.

Publicado

2012-08-20

Como Citar

Kearney, R. (2012). Narrativa. Educação & Realidade, 37(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/30354

Edição

Seção

Temas Multidisciplinares para a Educação