Acessibilidade / Reportar erro

Escola mista e igualdade entre os sexos no contexto francês

Mixed school and gender equality in the french context

Resumos

Este artigo analisa a introdução da escola mista no contexto educacional francês, problematizando os desafios presentes na efetivação de uma educação escolar igualitária. Para tanto, retomam-se, inicialmente, estudos clássicos desenvolvidos no campo da Sociologia da Educação e das Ciências da Educação francesas, e estabelece-se uma interlocução com a Sociologia da Educação inglesa. A noção de relação com o saber é apresentada como uma ponte para se discutir os efeitos que o processo de hierarquização dos saberes provoca na escolarização de meninas e meninos. O texto evidencia a necessidade de um trabalho contínuo que provoque mudanças nas desigualdades de gênero existentes na escola.

Gênero; Variável Sexo; Escolarização; Relação com o Saber


This article analyzes the introduction of mixed school in the French educational context, problematizing the current challenges for an egalitarian school education. Therefore, it resumes, initially, classical studies developed on Sociology of Education and Science of Education fields in France, and establishes a dialogue with the British Sociology of Education. The notion of knowledge relation is presented as a bridge to discuss the hierarchic knowledge effects provoked on the schooling of girls and boys. The text highlights the necessity of a continued work in order to promote changes in the existing school inequalities.

Gender; Variable Sex; Schooling; Knowledge Relation


  • ACHERAR, Leila. Filles et Garçons à l'École Maternelle Rapport Commandé par le DRDFE et le Centre d'Information sur le Droit des Femmes. 2003. Disponível em: <http://www.inegalites.fr/IMG/pdf/etude_maternelle.pdf>. Acesso em: 12 set. 2011.
  • BAUDELOT, Christian; ESTABLET, Roger. L'Ecole Capitaliste en France Paris: François Maspero, 1971.
  • BAUDELOT, Christian; ESTABLET, Roger. Allez les Filles! Paris: Seuil, 1992.
  • BEILLEROT, Jacky. Dictionnaire de l'Éducation et de la Formation Paris: PUF, 1997.
  • BLANCHARD-LAVILLE, Claudine (Org.). Variations sur une Leçon de Mathématiques: analyse d'une séquence: l'écriture des grands nombres. Paris: L'Harmattan, 1997.
  • BLANCHARD-LAVILLE, Claudine. Approches Cliniques d'Inspiration Psychanalytique. Revue Française de Pédagogie, Paris, n. 127, p. 9-22, 1999.
  • BLANCHARD-LAVILLE, Claudine. De la Co-Disciplinarité en Sciences de l'Éducation, Revue Française de Pédagogie, Paris, n. 132, p. 55-66, 2000.
  • BOLTANSKI, Luc. Prime Éducation et Morale de Classe Paris: Mouton et Cie., 1968.
  • BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
  • BYRNE, Evelyne M. Women and Education London: Tavistock publications, 178.
  • CACOUAULT-BITAUD, Marlaine. Professeur... Mais Femme: carrières et vies privées dans enseignantes du secondaire au XXè siècle. Paris: La Découverte, 2007.
  • DALE, Reginald Rowland. Mixed or Single-Sex School? v. 1: a research study in pupil-teacher relationships. London: Routledge & Keagan Paul, 1969.
  • DALE, Reginald Rowland. Mixed or Single-Sex School? v. 2: some social aspects. London: Routledge & KeganPaul, 1971.
  • DALE, Reginald Rowland. Mixed or Single-Sex School? v. 3: attainment, attitudes and overview. London: Routledge & KeganPaul, 1974.
  • DEEM, Rosemary. Women and Schooling London: Routledge & Keagan Paul, 1978.
  • DORLIN, Elsa. Genre, Sexe et Sexualités Paris: PUF, 2008.
  • DURU-BELLAT, Marie. L'École des Filles: Quelle formation, pour quels rôles sociaux? Paris: L'Harmattan. 1990.
  • FÉLOUZIS, Georges. Le Collège au Quotidian Paris: PUF, 1994.
  • FORQUIN, Jean-Claude, L'approche Sociologique des Contenus et Programmes d'Enseignement. Perspectives Documentaires en Sciences de l'Éducation, Paris, n. 5, p. 31-70, 1985.
  • HURTIG, Marie-Claude; PICHEVIN, Marie France. La Différence des Sexes: question de psychologie. Paris: Tierce, 1986.
  • JARLÉGAN, Annette. La Fabrication des Différences: sexe et mathématiques à l'école élémentaire. 1999. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Université de Bourgogne, Dijon (FR), 1999.
  • KANDEL, Liliane, L'École des Femmes et le Discours des Sciences de L'homme. In: BEAUVOIR, Simone de (Org.). Les Femmes s'Entêtent Paris: Gallimard, 1975. P. 86-128.
  • LE DOEUFF, Michele. Le Sexe du Savoir Paris: Aubier, 1998.
  • MARRO, Cendrine. La Dépendance/Indépendance à l'Égard du Genre Paris: L'Harmattan, 2011.
  • MARRY, Catherine. Masculin-Féminin: questions pour les sciences de l'homme. Paris: PUF, 2001.
  • MARUANI, Margaret; NICOLE-DRANCOURT, Chantal. La Flexibilité à Temps Partiel: Conditions d'emploi dans le commerce. Paris: La Documentation Française, 1989.
  • MOREAU, Gilles. Filles et Garçons au Lycée Professionnel Paris: L'atelier, 1994.
  • MOSCONI, Nicole. La mixité dans l'enseignement secondaire: un faux-semblant. Paris: PUF, 1989.
  • MOSCONI, Nicole. Liliane Kandel: Génération MLF. Revue Travail, Genre et Societé, n. 24, p. 5-24, 2010.
  • MOSCONI, Nicole; BEILLEROT, Jacky; BLANCHARD-LAVILLE, Claudine. Formes et Formation du Rapport au Savoir Paris: L'Harmattan, 2000.
  • PASSERON, Jean-Claude; DE SINGLY, François. Différences dans la Différence: socialisation de classe et socialisation sexuelle. Revue Française de Sciences Politiques, Paris, n. 34, p. 48-78, 1984.
  • PICHEVIN, Marie-France. De la Discrimination Sociale entre les Sexes aux Automatismes Psychologiques: serions-nous tous sexistes? Paris: Ephesia/Éditions La Découverte, 1995.
  • SAYAC-SLAWINKI, Réjane. L'Ordre Sexué: la perception dês inégalité femmes hommes. Paris: PUF, 2007.
  • SPENDER, Dale. Invisible Women: The Schooling Scandal. London: Cooperative Society, 1982.
  • YOUNG, Michael. Knowledge and Control London: Collier-Mac Millan ed., 1971.
  • ZAIDMAN, Claude. La Mixité à l'École Primaire Paris: L'Harmattan, 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2014

Histórico

  • Aceito
    19 Ago 2012
  • Recebido
    11 Jun 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br