Cultura e Pedagogia: lições da espacialidade revolucionária de Frank Gehry

Autores

  • Marisa Vorraber Costa Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS – Brasil

Palavras-chave:

Pesquisa Pós-Estruturalista. Arquitetura e Pedagogia. Cultura e Pedagogia. Cinema e Educação. Frank Gehry.

Resumo

O artigo, resultante de pesquisas que investigam as conexões entre cultura e pedagogia, apresenta uma discussão sobre possibilidades oferecidas pela arquitetura para se pensar as movimentações intelectuais inspiradas no pensamento pós-estruturalista. O foco é o documentário Esboços de Frank Gehry, de Sydney Pollack. Discute-se a textualidade predominantemente visual de formas contemporâneas de ocupação do espaço urbano, a linguagem e as operações criativas da arquitetura de Gehry. Entende-se que vasculhando os limites da linguagem, artistas, assim como pesquisadores, remexem os limites do nosso mundo e nos ensinam a revolucionar a vida a cada dia.

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Biografia do Autor

Marisa Vorraber Costa, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS – Brasil

É licenciada em Filosofia e Doutora em Educação
com estágios de pós-doutorado em universidades de Portugal, Espanha e Alemanha. Professora Titular em Ensino e Currículo da UFRGS (aposentada),
é docente convidada do PPGEdu/UFRGS e também atua no PPGEdu/ Ulbra. Foi pesquisadora do CNPq durante 15 anos e tem investigado as conexões
entre cultura e pedagogia.

Publicado

2014-01-28

Como Citar

Costa, M. V. (2014). Cultura e Pedagogia: lições da espacialidade revolucionária de Frank Gehry. Educação & Realidade, 39(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/26271

Edição

Seção

Artigos