Esquizoanálise do Currículo

Autores

  • Clermont Gauthier Universidade de Laval, Canadá.

Palavras-chave:

currículo, Deleuze, desterritorialização, política, agenciamento coletivo de enunciação.

Resumo

Ao invés de definir o currículo como sendo "isso" ou "aquilo", este artigo pensa em termos de agenciamentos curriculares. Nessa perspectiva, não haveria, portanto, um objeto "currículo" ou um "ser-do-currículo" a ser explorado, mas um devir-x do currículo. Assim, currículo é aqui entendido da mesma forma pela qual Deleuze e Guattari concebem o inconsciente, ou seja, como máquina: que não pára de produzir, que é produzida por sua produção, cuja essência não se pode determinar a priori e que não pára de efetuar novas ligações. A intenção não é a de realizar uma análise totalizante do currículo, mas, antes, uma esquizoanálise do currículo. Trata-se, portanto, de propor três aspectos de um uso "menor" da pedagogia. O primeiro deles está ligado à desterritorialização do ofício de pedagogo; o segundo, à política; e, por fim, o terceiro, ao agenciamento coletivo de enunciação.

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Biografia do Autor

Clermont Gauthier, Universidade de Laval, Canadá.

Professor do Département d'études sur I'enseignement et l'apprentissage, Universidade de Lavai, Canadá.

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Publicado

2002-12-01

Como Citar

Gauthier, C. (2002). Esquizoanálise do Currículo. Educação & Realidade, 27(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25924

Edição

Seção

Artigos