Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil

Autores

  • Sonia de Vargas Universidade Católica de Petrópolis.

Palavras-chave:

Migração, diversidade cultural, educação de jovens e adultos, formação de formadores.

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre as relações entre o movimento migratório de pessoas que não tiveram acesso à escola na idade própria e as questões politico-pedagógicas que se colocam na EJA, considerando a formação continuada dos professores, centrada na diversidade cultural, como um dos meios de superar os problemas educativos atuais. Assim, na primeira parte do trabalho, apresentamos as características históricas da educação de jovens e adultos no Brasil, considerando os dados sobre o analfabetismo e o analfabetismo funcional como um dos indicadores do quadro atual das desigualdades socioeducativas. Na segunda parte, procuramos refletir sobre alguns princípios teórico-metodológicos que consideramos fundamentais na elaboração de projetos politico-pedagógicos de formação de professores de jovens e adultos, tais como: o diálogo e a construção de saberes; a participação c a formação da cidadania; a diversidade cultural, a coesão social e a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia de Vargas, Universidade Católica de Petrópolis.

Professora do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis.

Arquivos adicionais

Publicado

2003-06-01

Como Citar

de Vargas, S. (2003). Migração, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Educação & Realidade, 28(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25665

Edição

Seção

Artigos