O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação

Autores

  • Amadeu de Oliveira Weinmann UFRGS

Palavras-chave:

Acontecimento, problematização, atualidade, dispositivo educacional, história da educação.

Resumo

O artigo analisa as possibilidades que o conceito de acontecimento - tal como esse é elaborado por Michel Foucault e Gilles Deleuze, no âmbito das filosofias pós-nietzschianas da diferença - abre para a pesquisa em História da Educação. É na medida em que se configura como problemático, isto é, que abala as evidências que dão estabilidade a um dispositivo educacional determinado, que um acontecimento incita o pensamento em educação. Nessa perspectiva, o historiador da educação deflagra o processo de investigação a partir de um fragmento de atualidade, que lhe suscita estranhar a experiência educacional em que está envolvido, suspeitar de suas verdades consensuais e duvidar de sua apregoada imutabilidade, relançando o movimento de pensar essa experiência.

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Biografia do Autor

Amadeu de Oliveira Weinmann, UFRGS

Psicólogo, licenciado em História e aluno do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.

Arquivos adicionais

Publicado

2003-06-01

Como Citar

de Oliveira Weinmann, A. (2003). O Conceito de Acontecimento na Pesquisa em História da Educação. Educação & Realidade, 28(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25662

Edição

Seção

Artigos