Dominação Social, Dominação Escolar
Palavras-chave:
Formas de dominação, pesquisa, instituição escolar, sociologia, Grandes Écoles.Resumo
Neste ensaio, a autora reflete sobre o período de trinta anos em que trabalhou no Centro de Sociologia Européia e, depois, no Centro de Sociologia da Educação e da Cultura (CSEC) ao lado de Bourdieu, sobre as pesquisas então realizadas nesse centro e sobre a experiência de trabalho com o célebre sociólogo francês. Ela lembra o importante papel exercido pelo Centro no estímulo à pesquisa em Ciências Sociais e o momento em que se desligou da instituição, nos anos 90, em razão de um certo controle exercido pelo diretor sobre as idéias dos pesquisadores e doutorandos. O texto focaliza, em particular, uma das mais importantes pesquisas coletivas realizadas pelo centro sobre as Grandes Écoles na França, apontando para suas contribuições mas também para os limites dos resultados. Ao fazê-lo, a autora se remete à própria concepção do funcionamento social e da instituição escolar que celebrizou mundialmente a obra de Pierre Bourdieu.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2003-06-01
Como Citar
de Saint Martin, M. (2003). Dominação Social, Dominação Escolar. Educação & Realidade, 28(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25659
Edição
Seção
Artigos