Dominação Social, Dominação Escolar

Autores

  • Monique de Saint Martin EHESS

Palavras-chave:

Formas de dominação, pesquisa, instituição escolar, sociologia, Grandes Écoles.

Resumo

Neste ensaio, a autora reflete sobre o período de trinta anos em que trabalhou no Centro de Sociologia Européia e, depois, no Centro de Sociologia da Educação e da Cultura (CSEC) ao lado de Bourdieu, sobre as pesquisas então realizadas nesse centro e sobre a experiência de trabalho com o célebre sociólogo francês. Ela lembra o importante papel exercido pelo Centro no estímulo à pesquisa em Ciências Sociais e o momento em que se desligou da instituição, nos anos 90, em razão de um certo controle exercido pelo diretor sobre as idéias dos pesquisadores e doutorandos. O texto focaliza, em particular, uma das mais importantes pesquisas coletivas realizadas pelo centro sobre as Grandes Écoles na França, apontando para suas contribuições mas também para os limites dos resultados. Ao fazê-lo, a autora se remete à própria concepção do funcionamento social e da instituição escolar que celebrizou mundialmente a obra de Pierre Bourdieu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique de Saint Martin, EHESS

Socióloga e professora da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris. Foi, durante muitos anos, membro do Centre de Sociologie de I 'Éducation et de la Culture (CSEC), dirigido por Pierre Bourdieu, onde realizou pesquisas e publicou diversos trabalhos, vários deles em co-autoria com o diretor do centro.

Arquivos adicionais

Publicado

2003-06-01

Como Citar

de Saint Martin, M. (2003). Dominação Social, Dominação Escolar. Educação & Realidade, 28(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25659

Edição

Seção

Artigos