Sujeitos, Políticas e Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos

Autores

  • Leandro Rogério Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil
  • Márcio de Freitas do Amaral Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil
  • Cassiano Pamplona Lisboa InstitutoFederaldeEducação, CiênciaeTecnologia doRS(IFRS), PortoAlegre/RS– Brasil
  • Tiago de Mello Cargnin Centro Universitário La Salle (Unilasalle), Canoas/RS – Brasil

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Educação Ambiental. Gestão de Resíduos Sólidos. Tomadas de Posição.

Resumo

As análises que apresentamos aqui se configuram na articulação
com os debates sobre a sustentabilidade do modelo de produção e consumo
que temos gerado, problematizando políticas e práticas educativas gestadas
na constituição e funcionamento das atividades de coleta seletiva e
reciclagem. Procuramos, neste ínterim, abordar relações, tomadas de posição
e contradições que constituem os aparatos públicos de reciclagem,
considerando as narrativas dos principais sujeitos atuantes: catadores, intermediários
da comercialização e gestores públicos. Assim, analisamos as
práticas em educação ambiental promovidas, esboçando algumas críticas
ao que nos parece sua atual ênfase na normatização de condutas.

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Biografia do Autor

Leandro Rogério Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

é doutor em Educação. Professor da Faculdade
de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em
Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

Márcio de Freitas do Amaral, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

é doutorando no Programa de Pós-Graduação
em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em
Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

Cassiano Pamplona Lisboa, InstitutoFederaldeEducação, CiênciaeTecnologia doRS(IFRS), PortoAlegre/RS– Brasil

é doutor em Educação (PPGEdu/UFRGS). Professor
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande
do Sul (IFRS) em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

Tiago de Mello Cargnin, Centro Universitário La Salle (Unilasalle), Canoas/RS – Brasil

é doutorando em Educação no Programa de Pós-
-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Professor do Centro Universitário UNILASALLE em Canoas, no estado
do Rio Grande do Sul.

Publicado

2014-04-11

Como Citar

Pinheiro, L. R., do Amaral, M. de F., Lisboa, C. P., & Cargnin, T. de M. (2014). Sujeitos, Políticas e Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos. Educação & Realidade, 39(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/24909

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