O Jovem Milton: a individuação entre a igreja e a educação social

Autores

  • Geraldo Magela Pereira Leão Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paulo César Rodrigues Carrano Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Juventude. Educação. Percursos Biográficos.

Resumo

O artigo discute os processos de transição para a vida adulta da juventude contemporânea, a partir de um caso escolhido entre os dados de um estudo sobre percursos biográficos de jovens participantes de um projeto social. O corpus empírico foi constituído por entrevistas biográficas aprofundadas, acompanhamento longitudinal das atividades cotidianas, desenhos de mapas de percursos por parte dos jovens e um grupo de discussão. A análise da trajetória do jovem Milton revela a formulação de estratégias para a superação de provas existenciais possibilitadas por aprendizagens que lhe permitiram constituir um capital social individualizado que o lançou para além das condições objetivas do seu contexto social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Magela Pereira Leão, Universidade Federal de Minas Gerais

É professor adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social da UFMG. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Fez o Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense em 2009. Pesquisador do Observatório da Juventude da UFMG.bservatório da Juventude da UFMG.

Paulo César Rodrigues Carrano, Universidade Federal Fluminense

É professor adjunto IV da Faculdade de Educação e integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Educação (UFF - 1999). Realizou dois estágios de pós-doutoramento (USP e Universidade de Lisboa). É bolsista produtividade nível 2 do CNPq. Coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF.

Publicado

2013-09-06

Como Citar

Leão, G. M. P., & Carrano, P. C. R. (2013). O Jovem Milton: a individuação entre a igreja e a educação social. Educação & Realidade, 38(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23998

Edição

Seção

Artigos