Pesquisas com os Cotidianos: devir-filosofia e devir-arte na ciência

Autores

  • Maria da Conceição Silva Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Cotidianos. Fabulações. Redes. Devires. Possíveis

Resumo

Com este texto, proponho que a tendência em pesquisas que vêm se afirmando no Brasil como pesquisas nos/dos/com os cotidianos configurao atravessamento do devir-filosofia e do devir-arte na ciência da Educação. Com esse propósito, traço um caminho de pensamento que consiste em uma articulação entre ideias defendidas por Deleuze e Guattari sobre filosofia, ciência e arte e os pressupostos epistemológicos, teóricos e metodológicos defendidos por pesquisadores que se filiam a essa tendência. Porfim, indico que as pesquisas nos/dos/com os cotidianos problematizam a pureza das linguagens científica, filosófica e artística historicamente construída, transbordando as fronteiras estipuladas entre esses três modos depensar o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Silva Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, atuando na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd, na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença. Tem artigos, capítulos de livros e livros publicados, voltados para diferentes questões referentes às pesquisas com os cotidianos das redes educativas.

Publicado

2013-09-06

Como Citar

Soares, M. da C. S. (2013). Pesquisas com os Cotidianos: devir-filosofia e devir-arte na ciência. Educação & Realidade, 38(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22829

Edição

Seção

Filosofar a Educação