Formação do Profissional em Saúde: uma recusa ao esvaziamento da essência do cuidado humano

Autores

  • Margaréte May Berkenbrok Rosito Universidade Cidade de São Paulo
  • Marlene Goya Loterio Universidade Cidade de São Paulo

Palavras-chave:

Formação Docente. Cuidado Humano. Educação e Saúde.

Resumo

Investiga-se o sentido do cuidado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em medicina de 2001. Estabelece-se como objetivo analisar a formação profissional em saúde. Aponta para os seguintes resultados: é necessária uma formação humanística capaz de mediar o uso dos conhecimentos científicos e tecnologias, de modo a responder às necessidades de saúde de indivíduos e da coletividade; o cuidado norteia as práticas que envolvem tanto ações de educação como de saúde ou é, ele mesmo, parte dessas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margaréte May Berkenbrok Rosito, Universidade Cidade de São Paulo

Doutora em Educação (UNICAMP-SP). Mestre em Supervisão e Currículo (PUCSP); Especialista e graduada em Pedagogia (UFSC). Atualmente cursa o Posdoutoramento (Universidade de Lisboa/Portugal). Professora e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação (Universidade Cidade de São Paulo/UNICID). Atuou como Professora no Programa Mestrado em Bioética (Centro Universitário São Camilo/SP). Desenvolve como projeto de pesquisa sobre a estética na formação de professores.

Marlene Goya Loterio, Universidade Cidade de São Paulo

Mestre em Educação (UNICID). Mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Graduação em Enfermagem (USP). Preceptora do Programa de Integração em Saúde na Comunidade do Curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Arquivos adicionais

Publicado

2012-04-19

Como Citar

Rosito, M. M. B., & Loterio, M. G. (2012). Formação do Profissional em Saúde: uma recusa ao esvaziamento da essência do cuidado humano. Educação & Realidade, 37(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21802

Edição

Seção

Cuidado Humano e Educação