Estudo do Posicionamento dos Alunos na sua Relação com o Sucesso Escolar

Autores

  • Ana Maria Morais Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Isabel Pestana Neves Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Posicionamento. Contexto de Socialização Primária. Contexto de Socialização Secundária. Sucesso Escolar.

Resumo

O artigo descreve estudos em que o posicionamento foi tomado como uma característica dos contextos da família e da escola que pode ser responsável pelo sucesso escolar. Os estudos, que se baseiam fundamentalmente na teoria de Bernstein, sugerem que o posicionamento é influenciado pelo grupo social dos alunos, sendo o posicionamento mais baixo adquirido por alunos de classes sociais mais baixas e, dentro dessas, pelos alunos que estudam em escolas de contextos sociais desfavorecidos. Sugerem também que um elevado posicionamento influencia favoravelmente o sucesso dos alunos. Contudo, os estudos salientam que o efeito da escola/prática pedagógica pode sobrepor-se ao efeito da classe social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Morais, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Professora jubilada e investigadora do Instituto de Educaçãoda Universidade de Lisboa, em Lisboa, Portugal. Áreas de trabalho: Ensino das Ciências e Sociologia da Educação.

Isabel Pestana Neves, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Professora reformada e investigadora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Lisboa, Portugal. Áreas de trabalho: Ensino das Ciências e Sociologia da Educação.

Publicado

2013-03-18

Como Citar

Morais, A. M., & Neves, I. P. (2013). Estudo do Posicionamento dos Alunos na sua Relação com o Sucesso Escolar. Educação & Realidade, 38(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/20828

Edição

Seção

Artigos