A Autoridade do Professor e a Função da Escola

Autores

  • Ademilson de Sousa Soares

Palavras-chave:

Autoridade do Professor. Indiferença. Responsabilidade Coletiva. Alienação.

Resumo

A autoridade do professor e a função da escola são discutidas a partir das proposições de Giorgio Agamben sobre o homem contemporâneo; do conceito de Hannah Arendt sobre responsabilidade coletiva; e das ideias de Karl Marx sobre o fenômeno da alienação. O alheamento social e político, típico da contemporaneidade, que desafia os educadores; a irresponsabilidade dos adultos diante das novas gerações que provocam o professor e as demandas da realidade brasileira atual que desafiam a escola, são problematizadas no sentido de afirmar a autoridade do professor como aspecto decisivo da função social da escola no combate responsável a todas as formas de indiferença e de alienação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademilson de Sousa Soares

Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte/Minas Gerais, no Departamento de Administração Escolar, Área: Políticas Públicas Educacionais e Filosofia da Educação.

Publicado

2012-12-07

Como Citar

de Sousa Soares, A. (2012). A Autoridade do Professor e a Função da Escola. Educação & Realidade, 37(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/20651

Edição

Seção

Escola e Práticas Pedagógicas