Acessibilidade / Reportar erro

Richard Rorty e a filosofia da educação: uma análise da recepção marxista

Richard Rorty and the philosophy of education: analyzing marxist reception

Resumos

O artigo trata da recepção da obra de Richard Rorty no campo da Educação, com ênfase na interpretação realizada pela pedagogia marxista brasileira. Apresenta a descrição que essa tradição opera do neopragmatismo rortiano bem como a sugestão com vistas a evitar os ceticismos (epistemológico, ético e político) que ela afirma derivar da filosofia do autor norte-americano. Analisa se as críticas a ele dirigidas se sustentam quando cotejadas com outra leitura de sua obra, menos indisposta e cética. A redescrição realizada indica os limites e as insuficiências da descrição a que se opôs.

Marxismo; Rorty; Fundamentos da Educação


The paper aims to research the reception of Richard Rorty's work at Education, especially in terms of the interpretation of Brazilian Marxist Pedagogy. The description done by this tradition is presented: about Neopragmatism and the critic of Skepticisms (epistemological, ethical and political) that supposedly come from Rorty's Philosophy. The paper analyses also if the critics on Rorty can be taken for grant when they are compared with another understanding of his work, less hostile and skeptical. This rediscription suggests limits and insufficiencies of the opposed description.

Marxism; Rorty; Basis of Education


  • ALMEIDA, Felipe Quintão de; VAZ, Alexandre Fernandez. Richard Rorty e 'Agenda Pós': críticas, interpretações, redescrições. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 01, p. 295-234, abr. 2011.
  • ARAÚJO, Inês Lacerda. Dewey e Rorty: um debate sobre justificação, experiência e o papel da ciência na cultura. Cognitio-Estudos: Revista Eletrônica de Filosofia, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 01-15, jan./jun. 2008.
  • AVILA, Astrid Baecker; ORTIGARA, Vidalcir. Educação, Conhecimento e Ontologia: uma vindicação a partir de Lukács. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2007, 30., 2007b. Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2007. P. 01-16.
  • DELLA FONTE, Sandra Soares. As Fontes Heideggerianas do Pensamento Pós-moderno 2006. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
  • DUAYER, Mário. Marx, Verdade e Discurso. Perspectiva, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 15-39, 2001.
  • DUAYER, Mário. Economia depois do Relativismo: crítica ontológica ou ceticismo instrumental? In: Encontro Nacional De Economia Política, 8., 2003, Florianópolis. Anais... Florianópolis: SBEP, 2003. P. 01-21.
  • DUAYER, Mário. Antirrealismo e Absolutas Crenças Relativas. Margem Esquerda, v. 8, 2006, p. 109-130.
  • GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Educação e Razão Histórica São Paulo: Cortez, 1994.
  • HOSTINS, Regina Célia Linhares. Dilemas da Produção Científica na 'Sociedade do Conhecimento': o colapso da realidade no empírico e a interdição da ontologia. Perspectiva, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 351-370, jul./dez. 2003.
  • HOSTINS, Regina Célia Linhares. Formação de Pesquisadores na Pós-Graduação em Educação: embates epistemológicos, dimensões ontológicas. 2006. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
  • MORAES, Maria Célia Marcondes. Os Pós-ismos e Outras Querelas Ideológicas. Perspectiva, Florianópolis, v. 14, n. 24, p. 45-60, 1996.
  • MORAES, Maria Célia Marcondes. Ceticismo Epistemológico, Ironia Complacente: indagações acerca do neopragmatismo rortyano. In: MORAES, Maria Célia Marcondes et al. Iluminismo às Avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003a. P. 169-198.
  • MORAES, Maria Célia. Marcondes. Recuo da Teoria. In: MORAES, Maria Célia Marcondes et al. Iluminismo às Avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003b. P. 151-167.
  • MORAES, Maria Célia Marcondes. O Renovado Conservadorismo da Agenda Pós-moderna. Cadernos de Pesquisa, Campinas, v. 34, n. 122, maio/ago. 2004.
  • MORAES, Maria Célia Marcondi; Duayer, Mário. A Ética Pragmática do Neoconservadorismo: Richard Rorty. In: BORNHEIM, Newton Bignotto Gerd et al. (Org.). Ética Rio de Janeiro: UAPÊ, 1997a. P. 99-140.
  • MORAES, Maria Célia Marcondi; Duayer, Mário. Neopragmatismo: a história como contingência absoluta. Tempo, Niterói, v. 1, n. 4, p. 27-48, dez. 1997b.
  • MORAES, Maria Célia Marcondi; Duayer, Mário. História, Estórias, Morte do Real ou Derrota do Pensamento. Perspectiva, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 51-68. jan./jun. 1998.
  • RODRIGUES, Alberto Tosi. Liberalismo e Antimarxismo: Richard Rorty em diálogo com Dewey e Castoriadis. Utopía y Praxis Latinoamericana, Venezuela, ano 9, v. 24, p. 09-30, jan./mar. 2004.
  • RORTY, Richard. A Filosofia e o Espelho da Natureza Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994a.
  • RORTY, Richard. Relativismo: encontrar e fabricar. In: CÍCERO, Antonio; SALOMÃO, Waly (Org.). Relativismo enquanto Visão de Mundo Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994b. P. 115-134.
  • RORTY, Richard. Objetivismo, Relativismo e Verdade Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997a.
  • RORTY, Richard. Esperanza o Conocimiento? Una Introducción al Pragmatismo. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica, 1997b.
  • RORTY, Richard. Consequências do Pragmatismo Lisboa: Instituto Piaget, 1999a.
  • RORTY, Richard. Para Realizar a América: o pensamento de esquerda no século XX na América. Rio de Janeiro: DP&A, 1999b.
  • RORTY, Richard. Verdade e Progresso Barueri: Manole, 2005a.
  • RORTY, Richard. Pragmatismo e Política São Paulo: Martins, 2005b.
  • RORTY, Richard. Uma Visão Pragmatista da Filosofia Analítica Contemporânea. In: RORTY, Richard; GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Ensaios Pragmatistas: entre subjetividade e verdade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006. P. 105-125.
  • RORTY, Richard. Contingência, Ironia e Solidariedade São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • SEMERARO, Giovanni. Filosofia da Práxis e (Neo)Pragmatismo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 29, p. 28-39, 2005.
  • SOARES, José Romulo. O (Neo)Pragmatismo como Eixo (Des)Estruturante da Educação Contemporânea 2007. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
  • SOARES, Kátia Cristina Dambiski. Trabalho Docente e Conhecimento 2008. 256 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
  • TORRIGLIA, Patrícia Laura. A Formação Docente no Contexto Histórico-Político das Reformas Educacionais no Brasil e na Argentina 2004. 286 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
  • WOOD, Ellen Meiksins. O que é a Agenda 'Pós-Moderna'? In: WOOD, Ellen Meiksins; FOSTER, John Bellamy (Org.). Em Defesa da História: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. P. 07-22.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    Mar 2013

Histórico

  • Recebido
    17 Maio 2011
  • Aceito
    09 Dez 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br