Richard Rorty e a Filosofia da Educação: uma análise da recepção marxista

Autores

  • Felipe Quintão Almeida UFES/UFSC
  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Marxismo. Rorty. Fundamentos da Educação.

Resumo

O artigo trata da recepção da obra de Richard Rorty nocampo da Educação, com ênfase na interpretação realizada pela pedagogia marxista brasileira. Apresenta a descrição que essa tradição opera do neopragmatismo rortiano bem como a sugestão com vistas a evitar os ceticismos (epistemológico, ético e político) que ela afirma derivar da filosofia doautor norte-americano. Analisa se as críticas a ele dirigidas se sustentam quando cotejadas com outra leitura de sua obra, menos indisposta e cética. A redescrição realizada indica os limites e as insuficiências da descrição aque se opôs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Quintão Almeida, UFES/UFSC

Doutor em Educação pela Universidade Federalde Santa Catarina (UFSC); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEF/UFES)em Vitória, Espírito Santo. Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF/CEFD/UFES).

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor pela Leibniz Universität Hannover, Alemanha;Professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, Santa Catarina; Pesquisador CNPq.

Publicado

2013-03-18

Como Citar

Almeida, F. Q., & Vaz, A. F. (2013). Richard Rorty e a Filosofia da Educação: uma análise da recepção marxista. Educação & Realidade, 38(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/20426

Edição

Seção

Artigos