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A teoria da história de Jörn Rüsen entre a modernidade e a pós-modernidade: uma contribuição à didática da história

Jörn Rüsen theory of history between modernity and post-modernity: a contribution to the didactics of history

Resumos

O presente artigo busca contextualizar alguns elementos da teoria da história de Jörn Rüsen, a partir de uma discussão maior entre a modernidade e a pós-modernidade. Neste sentido, seu pensamento fora relacionado como resposta aos desafios que o século XX trouxe à historiografia. Em especial, às influências metodológicas dos Annales, o caráter autorreferencial da linguagem, oriundo da virada linguística, e as micro-histórias, que podem ser apresentadas como contra-histórias do passado, nas palavras de Rüsen. Buscou-se, deste modo, abrir caminhos na compreensão de sua defesa do caráter científico da história, de sua valorização do método, assim como, de sua teoria de que a história está diretamente ligada ao cotidiano do historiador. Neste sentido, a partir destes acontecimentos internos a história enquanto ciência, o artigo também se propõe a apontar em que medida estas questões são refletidas na teoria da história de Rüsen, em especial na dimensão referente ao ensino da história e didática da história.

Teoria da História; Didática da História e Consciência Histórica


This article aims at contextualizing some elements of the theory of the historian Jörn Rüsen, starting from a discussion between modernity and postmodernity. In this sense, his thought had been linked as a response to the challenges that the twentieth century brought to historiography. In particular, the influences of methodological Annales, the self-referential nature of language, derived from the linguistic turn and the micro-histories that can be understand as counter-histories of the past, in the words of Rüsen. We have sought, thus, to widen the understanding of his defense of the scientific character of history, of his valorization of method, as well as of his theory that claims that history is directly linked to the daily life of the historian. In this sense, from these events pertinent to history as science, the article also sets out to point to what extent these issues are reflected in Rüsen's theory of history, especially in the dimension concerning the teaching of history and history didactics.

Theory of History; Didactics of History; Historical Consciousness


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Dez 2016
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    Abr 2011
  • Aceito
    Set 2011
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