O Dizer da Professora: para além da indignação

Autores

  • Dóris Maria Luzzardi Fiss UFRGS

Palavras-chave:

Discurso Pedagógico. Análise de Discurso. Entre-lugares. Trabalho Docente. Heterogeneidade.

Resumo

O tema deste trabalho é a constituição heterogênea dos sujeitos e dos sentidos considerada a partir da análise discursiva de formulações produzidas por uma professora da rede pública estadual. O objetivo da análise é perceber que efeitos de sentido sobre a condição do ser professor e as diferentes relações estabelecidas nas práticas de que ele participa na escola e fora dela estão presentes nas formulações dos sujeitos, evidenciando seus deslocamentos de posição. Com este propósito, articulam-se noções de memória e acontecimento, entre-lugares, heterogeneidade e sujeito dividido. Conclui-se, a partir da análise, que o sujeito-professora é um sujeito processual que se constitui em função dos deslocamentos que produz, um sujeito que se constitui nos e pelos processos que protagoniza, nas bordas intervalares da realidade, nos entre-lugares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dóris Maria Luzzardi Fiss, UFRGS

Possui Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Temas de pesquisa: ensino, linguagem, análise de discurso, aprendizagem, teorias do currículo, educação de jovens e adultos e formação docente.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-12-07

Como Citar

Fiss, D. M. L. (2011). O Dizer da Professora: para além da indignação. Educação & Realidade, 36(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18487

Edição

Seção

Língua, Discurso e Sujeito na Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)