Acessibilidade / Reportar erro

O processo de regionalização das universidades do Mercosul: um estudo exploratório de regulação supranacional e nacional

The process of regionalization of Mercosur universities: an exploratory study of supranational and national regulation

Resumos

Este artigo é produto de uma pesquisa exploratória em que se analisou um conjunto de ações vinculadas ao processo de regionalização da universidade e, as dinâmicas produzidas e implementadas nos espaços de regulação transnacional (incentivo à regionalização do Mercosul), nacional (Brasil e Argentina) e institucional. Buscou-se compreender as mudanças institucionais em curso e as possibilidades de construção de um pensamento social latino-americano. Foram focalizadas a análise das políticas de integração regional de educação no âmbito do Mercosul e as dinâmicas nacionais.

Regionalização; Universidade; América Latina; Mercosul; Regulação


This article is the result of an exploratory study that analyzed the set of actions related to the regionalization process of the university and mainly the dynamics as they are produced and implemented in the sphere of the transnational regulation (incentive for regionalization of the Mercosul) and national. The study sought to understand the on-going institutional changes and the possibilities of constructing a Latin American social thought. To this end, the authors focused in this article on an analysis of the regional integration policies of education in the context of the Mercosul and the national dynamics.

Regionalization; University; Latin America; Mercosul; Regulation


  • AUPETIT, Silvie Didou. La Internacionalización de la Educación Superior en América Latina: oportunidades y desafíos. Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, 21 ago. 2007. Conferencia dictada en el Pabellón Argentina de la Ciudad Universitaria.
  • BARROSO, Jõao (Org.). A Regulação das Políticas Públicas de Educação: espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa/Ui&DCE, 2006.
  • BORRÁS, Susana; CONZELMANN, Thomas. Democracy, Legitimacy and Soft Modes of Governance in the EU: the empirical turn. Journal of European Integration, v. 29, n. 5, p. 531-548, 2007. Versão eletrônica. Disponível em: <http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1475651>. Acesso em: 15 jan. 2010.
  • BRUNNER, José Joaquín. El Contexto Actual de la Educación Superior en América Latina São Paulo: FLACSO/NUPES- USP, 1991.
  • CATANI, Afrânio. Novas Perspectivas nas Políticas de Educação Superior na América Latina no Limiar do Século XXI Campinas: Autores Associados, 1998.
  • CONTENTO, Jann; SLAUGHTER, Sheila; LESLIE, Larry L. Academic Capitalism: politics, policies and the enterpreneurial university. Education Review, Baltimore: John Hopkins University Press, 1997.
  • DALE, Roger. Construir a Europa Através de um Espaço Europeu de Educação. Revista Lusófona de Educação, Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF), Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, n. 11, p. 13-30, 2008.
  • DEMANGE, Nilson Joseph. O Mercosul e Universidade: referências para pesquisa. Revista on-line Biblioteca Professor Joel Martins, Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, v. 2, n. 2, 2001. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/1871>. Acesso em: 15 jan. 2010.
  • FLORES JR., Renato. Regional Competitiveness Policies for Deeper Integration in MERCOSUR. In: BLYDE, Juan S.; ARIAS-FERNÁNDEZ, Eduardo; GIORDANO, Paolo (Org.). Deepening Integration of Mercosul: dealing with disparities. Washington, D.C.: Inter-american Development Bank, 2005. P. 255-278. Disponível em: <http://www.iadb.org/intal/aplicaciones/uploads/.../foro_intal_2005_09_flores.pdf>. Acesso em: 23 dez. 2008.
  • GIBBONS, Michael; LIMOGES, Camille; NOWOTNY, Helga; SCHWARTZMAN, Simon; SCOTT, Peter; TROW, Martin (Org.). The New Production of Knowledge The Dynamics of Science and Research in Contemporary Societies London: Sage Publications, 1994.
  • GONZÁLEZ CASANOVA, Pablo. La Nueva Universidad Conferencia dictada en la Universidad de Santiago de Compostela, España, 10 jul. 2000. Fírgoa - Espacio Comunitario. México/ DF: CEIICH-UNAM. 2003. Disponível em: <http://firgoa.usc.es/drupal/node/10372>. Acesso em: 20 jan. 2009.
  • GRANDI, Jorge; BIZZORERO, Lincoln. Towards a MERCOSUL Civic Society: old and actors. Integration and Trade, n. 3, set./dez. 1997. Disponível em: <http://www.iadb.org/intal/aplicaciones/uploads/publicaciones/i_intal_iyt_03_1997_grandi-bizzozero.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2010.
  • HACKL, Elsa. Towards a European Area of Higher Education: challenges and convergences. Robert Schuman Centre for Advanced Studies, EUI Working paper, European University Institute, set. 2001. Disponível em: <http://cadmus.eui.eu/bitstream/handle/1814/1718/01_09.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 jan. 2010.
  • HARCOURT, Alison. Institutionalising Soft Governance in the European Information Society. In: WARD, David (Org.). The European Union & the Culture Industries: regulation and the public interest. London: Ashgate Law Series, 2008. P. 7-31.
  • KRAWCZYK, Nora. As Políticas de Internacionalização das Universidades no Brasil: o caso da regionalização no MERCOSUL. Políticas Educativas – POLED – Revista digital da AUGM, v. 1, n. 2, jul. 2008. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/poled/viewissue.php?id=2>. Acesso em: 20 jan. 2010.
  • KROTSCH, Pedro. Educación Superior y Reformas Comparadas Buenos Aires: Universidad Nacional de Quilmes, 2003.
  • LAWN, Martin. Soft Governance and the Learning Spaces of Europe. Comparative European Politics, n. 4, p. 272-288, jun. 2006.
  • LAWN, Martin; NÓVOA, António.  L'Europe Réinventée - Regards Critiques sur l'Espace Européen de l'Éducation. Paris: L'Harmattan, 2005.
  • LORENZ, Chris. Will the Universities Survive European Universities: higher education policies in the EU and in the Netherlands before and after the Bologna declaration. Sociologia Internationalis, v. 44, n. 1, p. 123-151, 2006. Disponível em: <http://dare.ubvu.vu.nl/bitstream/1871/11005/1/Sociologia%20Internationalis.pdf> Acesso em: 20 jun. 2010.
  • MADEIRA, Ana Isabel. A Internacionalização do Espaço Europeu do Ensino Superior e as Relações entre a União Europeia e a América Latina: desafios contemporâneos para a educação comparada no espaço Portugal – Brasil. Brasília, 2008. Documento de Trabalho.
  • MERCOSUL, Acordos, 2007. Disponível em: <http://www.sic.inep.gov.br/pt/documentos/cat_view/98-documentos-e-referencias/45-acordos--acuerdos--agreements>. Acesso em: 05 set. 2009.
  • MERCOSUL, CRC-ES,  Atas da Comissão Regional de Educação Superior, 2001-2009. Disponível em: <http://www.sic.inep.gov.br/pt/documentos/cat_view/98-documentos-e-referencias/41-atas-de-reuniao--actas-de-reunion--minutes/56-crces--crces--rcche/80-crces--crces--rcche>. Acesso em: 08 nov. 2009.
  • MERCOSUL, Planos, 1991-2007. Disponível em: <http://www.sic.inep.gov.br/pt/documentos/cat_view/98-documentos-e-referencias/44-planos--planes--plans>. Acesso em: 07 jun. 2008.
  • MERCOSUL, RME, Atas das Reuniões de Ministros de Educação, 1992-2009. Disponível em: <http://www.sic.inep.gov.br/pt/documentos/cat_view/98-documentos-e-referencias/41-atas-de-reuniao--actas-de-reunion--minutes/52-rme--rme--emm>. Acesso em: 11 nov. 2009.
  • MOROSINI, Marília Costa (Org.). Universidade no Mercosul. São Paulo: Cortez, 1998a.
  • MOROSINI, Marília Costa. (Org.). Mercosul – Mercosur: políticas e ações universitárias. Campinas: Autores Associados, 1998b.
  • NEAVE, Guy. Diversidad y Fragmentacion: una nueva arquitectura para la educacion superior europea? In: GACEL, Jocelyne; AVILA, Ricardo (Org.). Estudios del Hombre – Universidad de Guadalajara, Mexico, n. 12,  2002a. P. 61-81.
  • NEAVE, Guy. Educación Superior: historia y política. Estudios comparativos sobre la universidad contemporánea. Buenos Aires: GEDISA, 2002b.
  • NÓVOA, António; YARIV-MASHAL, Tali. Le Comparatisme en Éducation: mode de gouvernance ou enquête historique? In: LADERRIÈRE, Pierre; VANISCOTTE, Francine (Org.). L'Éducation Comparée: un outil pour l'Europe. Paris: L'Harmattan, 2003. P. 57-82.
  • SANDOVAL, Salvador A. Mireles. Social Science Research Community in Brazil. Social Science Reseach, Council Document, maio 2001, Nova York.
  • STALLIVIERI, Luciane. O Papel das Instituições de Ensino Superior no Processo de Integração do Mercosul Assessoria de Relações Insterinstitucionais e Internacionais da Universidade de Caxias do Sul. Disponível em: <http://www.ucs.br/ucs/tplCooperacaoCapa/cooperacao/.../integracao_Mercosul.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2010.
  • SVERDLICK, Ingrid et al. Desigualdad e Inclusión en la Educación Superior: un estudio comparado en cinco países de América Latina. Buenos Aires: LPP, 2005.
  • VALDÉS, Eduardo Devés. La Circulación de las Ideas y la Inserción de los Cientistas Economico-sociales Chilenos en las Redes Conosureñas durante los Largos 1960. História, v. 2, n. 37, p. 337-366, jul./dez. 2004.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jan 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2012

Histórico

  • Recebido
    Nov 2010
  • Aceito
    Maio 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br