Campo Educacional e Campo Estatístico: diferentes apropriações dos números do ensino

Autores

  • Natália de Lacerda Gil UFRGS

Palavras-chave:

História da Educação. Estatísticas Escolares. Campo Educacional.

Resumo

O presente artigo analisa os discursos sobre as estatísticas educacionais em publicações que circularam nas décadas de 1930 e 1940. As fontes aqui mobilizadas foram elaboradas no Serviço de Estatística de Educação e Saúde, sob coordenação de Teixeira de Freitas, e no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, organizadas por Lourenço Filho. O foco deste artigo está na percepção da existência de diferentes apropriações das estatísticas escolares. O que se destaca é que os elementos evocados, os aspectos enfatizados e as interpretações feitas têm considerável vinculação com o que está em jogo nos campos em que cada autor se atrelava originalmente – como se pretende evidenciar pela análise empreendida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália de Lacerda Gil, UFRGS

Professora da Faculdade de Educação da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

Publicado

2012-08-20

Como Citar

Gil, N. de L. (2012). Campo Educacional e Campo Estatístico: diferentes apropriações dos números do ensino. Educação & Realidade, 37(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16556

Edição

Seção

Artigos