Do Nada ao Tudo: políticas públicas e a educação especial brasileira

Autores

  • Jardel Pelissari Machado UFPR
  • Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan UFPR

Palavras-chave:

Inclusão. Educação Especial. Política Pública. Discurso. Diferença.

Resumo

Este trabalho analisa o discurso de inclusão da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI, 2008) e os efeitos de sentido que produz em suas relações dialógicas. Trata-se de um estudo documental da legislação brasileira e de declarações das quais o Brasil é signatário, com base na filosofia bakhtiniana da linguagem. Discute como a nova política transforma os sentidos de práticas de instituições de educação especial em discriminatórias e produz o apagamento de diferenças humanas como mecanismo de garantia de direitos. Conclui-se sobre a necessidade de reflexão e avaliação das políticas públicas e de seus efeitos no âmbito da educação, repensando-a como instituição social contraditória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jardel Pelissari Machado, UFPR

Psicólogo (UFPR) e Licenciado em Letras (PUCPR). Aluno do programa de Pós-Graduação Mestrado em Psicologia da UFPR

Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan, UFPR

Psicóloga e Fonoaudiologia (PUCPR - 1980, 1985) Especialista em Educação Especial (PUCPR). Mestre e Doutora em Letras (UFPR - 1995, 2003). Atualmente é professora visitante da Universidade do Texas, onde realiza seu pós-doutorado, e professora adjunta da Universidade Federal do Paraná (Departamento de Psicologia) e coordenadora do Núcleo de Psicologia, Educação e Trabalho - NUPET.

Arquivos adicionais

Publicado

2012-04-19

Como Citar

Machado, J. P., & Pan, M. A. G. de S. (2012). Do Nada ao Tudo: políticas públicas e a educação especial brasileira. Educação & Realidade, 37(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16130

Edição

Seção

Artigos